Frete Grátis para todo o Brasil em compras a partir de R$349,99 Aproveite!
Antes de começar a falar sobre a diferença entre freebase e nic salt, começaremos explicando o que é JUICE, que nos EUA tem o significado de suco, é assim que chamamos esse e-liquido. Sua composição se remete basicamente a quatro componentes, ou a três, quando o mesmo não tem nicotina:
Freebase, ou nicotina de base livre, foi uma descoberta de uma pesquisa liderada por Philip Morris (empresa proprietária do Marlboro) em 1960, e isso resultou em seus cigarros ainda mais fortes e viciantes. Eles descobriram que a base livre (freebase) é obtida convertendo a nicotina de seu estado “sal” natural em sua forma “pura” de base, portanto uma forma de aumentar sua potência sem aumentar a sua dose. A amônia é usada para retirar os prótons dos sais de nicotina, o que aumenta o nível de alcalinidade (Ph), e a devolve a um estado de “base livre” desprotonado.
A remoção desses prótons faz com que essa composição viaja facilmente através das células do nosso corpo, chegando rapidamente aos receptores do pulmão e do cérebro. E isso só fortaleceu ainda mais a empresa, levando as pessoas a se viciarem mais, contudo consumindo mais, e sobretudo, sem conseguir parar facilmente com esse hábito. A partir daí o uso do freebase deslanchou, atualmente é utilizada em cigarros, terapias de reposição de nicotina, ou produtos NRT (goma de mascar, adesivos, etc.) para tabagistas que desejam cessar o seu uso.
Contudo, podemos explicar o motivo de doses (mg) tão baixas em juices freebase, sempre mantendo o 3mg, 6mg, etc. Pois a potência usada nos mods é muito forte para altas concentrações, é quase impossível vaporar grandes doses de nicotina em alta temperatura, e vamos explicar mais abaixo do motivo de não poder usar os sais de nicotina em alta potência (sub-ohm).
Não faz muito tempo que o Nic Salt entrou no mercado, pois até então só tínhamos a nicotina freebase como composto para fabricar os juices.
O ato de vaporar é uma redução de danos, principalmente uma forma de parar de fumar os cigarros tradicionais, então consequentemente o juice tem que saciar a vontade de fumar daqueles que desejam parar com o “fedorento”, ou seja, tem que ter uma sensação parecida, e para isso a nicotina nos e-líquidos faz o papel de saciar a vontade.
A nicotina freebase tem um valor de pH muito alto, ou seja, em altas doses ela é muito intensa, um juice com uma alta concentração de miligramas de nicotina freebase, o golpe (hit) na garganta é extremamente forte, chega a dar aquela sensação áspera na garganta, e não é isso que você espera quando deseja saciar sua sensação de fumar. Portanto, isso pode levar os vapers a diminuírem os níveis de nicotina para diminuir o golpe na garganta, mas consequentemente pode fazer os vapers iniciantes a voltarem para o cigarro, pois a quantidade de nicotina no juice não é necessária para satisfazer o seu corpo.
Por outro lado, se o vaper iniciante opta por por receber mais “hits” para satisfazer a vontade de fumar cigarro, ele vai aumentar a quantidade de juice, sendo assim não há a economia tão prometida.
Então, pensando nessa possibilidade os cientistas correram atrás de algo que saciasse a vontade, porém com menos quantidade usada e com um hit mais suave. Então, agora vamos falar sobre a Nic Salt.
Por favor, não confunda o “salt” com sal, pois não há cloreto de sódio (sal de cozinha), e isso não faz com o que o seu juice fique salgado. Quimicamente falando o “sal” é composto de uma reação química da qual possui uma carga positiva, o ácido, e uma carga negativa, a base.
Vamos para a química do ensino médio para melhor explicar, misture base com o ácido e você obtém um sal, por exemplo: ácido clorídrico + hidróxido de sódio = cloreto de sódio + água, ou uma solução de sal de cozinha.
A nicotina presente nas folhas de tabaco possui a composição química de um sal, ou seja, a nicotina só é presente nas folhas do tabaco em seu estado salino, e são esses sais da nicotina que são alterados para criar o Freebase. Mas a composição química dos sais de nicotina tem uma base mais fraca, das quais procuram partículas positivas (prótons) para se tornarem mais estáveis (ionizadas), e os ións tem uma maior dificuldade de se mover nas células do nosso corpo, ou seja, não viajam facilmente para os receptores como a nicotina de base livre.
Se os sais de nicotina não adulterados fossem adicionados ao VG/PG, para a nicotina ser realmente eficaz ela precisaria ser vaporizada em temperaturas extremamente altas, e ainda assim não seria absorvida tanto quanto a nicotina de base livre, então para ela se tornar realmente eficaz os cientistas fizeram uma modificação própria.
Então vamos para o que interessa, resumidamente falando, sem te carregar com toda essa aula de química, podemos dizer que a chave de tudo são os níveis de pH.
Os cientistas se baseiam na teoria de que se você aumentar a acidez do sal de nicotina poderá fornecer doses de miligramas muito mais altas sem dar o golpe desagradável na garganta, como no freebase. E o mais usado para que isso ocorra é o ácido benzoico (porém há outros ácidos), do qual fornece três benefícios:
Quando as moléculas do sal de nicotina são modificadas, ela pode fornecer uma concentração de nicotina no sangue muito parecida com à do cigarro tradicional, e aproximadamente na mesma quantidade de tempo.
Exemplo:
Pod System E8 apresenta um designer pequeno, mas não se engane… Esse aparelhinho compensa com sua excelente quantidade de produção de vapor e qualidade surpreendente de sabor, e com um preço SUPER ACESSÍVEL.
Exemplo:
Zomo FLOW – Pod descartável 1500 Puffs
O novo POD descartável Zomo FLOW vem com 1.500 puffs e muuuuito mais sabor para sua experiência. Esse novo dispositivo vem com 5% de nicotina em 19 incríveis sabores para você levar no seu rolê.
Não é recomendado o uso de sais de nicotina em aparelhos de alta potência com atomizadores que são feitos para juices freebase (há atomizadores com uma coil especifíca para salt, como por exemplo o MTL). Pois na medida que a energia do seu aparelho aumenta, consequentemente a temperatura também aumenta junto com a rápida absorção do líquido, se você fizer a combinação errada poderá ficar doente, ter dores de cabeça horríveis, ânsia de vômito, a experiência não será satisfatória, muito pelo contrário.
Você deve utilizar uma coil de 1,2Ω ou superior, até uma 0,8Ω pode não ser tão ruim, mas coils de 0,5 ou 0,2Ω pode ser muito quente, tornar o juice muito amargo e quente, o sabor dele não permanece o mesmo em altas temperaturas pois não foi feito para isso! Saídas inferiores a 1,0Ω são consideradas sub-ohm, que é de onde obtemos o nome. Os dispositivos Sub-ohm só devem ser usados com juice de nicotina de base livre, isso garante uma vaporização de qualidade e mais segura.
Os Salts foram feitos especificamente para os aparelhos de baixa potência, e são ideais para os sistemas de cápsulas, que por sua vez, é a melhor escolha para quem está na transição, pois são fáceis de reabastecer e recarregar as baterias.
Atualmente contamos com dois sistemas de cápsulas:
Há, não podemos esquecer de mencionar que há juices feitos para Sub-Ohm que possuem sais de nicotina em sua receita, que são mais eficazes na entrega da sensação da nicotina, e o hit na garganta é mais suave. Vou listar alguns juices como exemplo:
Palmer Juices – Red Mix Blast 30ml
A Palmer Juices trouxe uma linha de juices freebase com nicotina salt feitos para você usar no seu Sub-ohm, vem experimentar essa delícia! São juices exclusivos e saborosos, eles dão um hit na garganta porém não irrita, você vapora suavemente ❤
Rebirth da Zen Haus, combina maçãs suculentas com framboesas azedas e nectarinas doces e suculentas para criar um sabor que pode facilmente trazer uma sensação de revitalização ao seu paladar.
Como você pode ver, não tem uma nicotina pior ou um melhor, elas simplesmente alcançam efeitos diferentes, e não há uma razão técnica para isso, a chave é como você vai usar e as suas preferências pessoais, mas como você pode observar os sais de nicotina são muito úteis, mas o freebase por outro lado também é muito útil por ter uma concentração menor de nicotina.
Clique aqui para mais informações sobre vape em nosso blog.
Consulte nosso site para dispositivos sem nicotina ou com baixo teor. Clique aqui.
A Oficina Vapor trabalha com as melhores marcas do mundo vaping, somente produtos originais com qualidade comprovada!! Clique aqui e confira.
Curtiu o nosso artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema?
Deixe seu comentário aqui!
Nos siga no Instagram: @ofvrbr (clique aqui)