Frete Grátis para todo o Brasil em compras a partir de R$349,99 Aproveite!
A coil, resistência ou bobina, é a peça chave para uma experiência vaping de qualidade, ela é responsável por aquecer o juice que está absorvido no algodão, e entregar o máximo de sabor com grande produção de nuvens de vapor. Cada tipo de coil funciona bem em específicos tipos de vape, e entregam experiências diferentes, a depender da composição do fio utilizado e da resistência do mesmo.
Temos que ter atenção nos metais utilizados em seu mod, pois alguns utilizam modo TC (Controle de Temperatura) e outro o modo POWER (Modo Potência).
Vamos por partes, as bobinas se resumem em COIL MESH (de malha) ou COIL REGULAR (padrão comum), seja ela pré-fabricada ou construída por você mesmo, o material usado na composição pode ser:
I- Ni80 – Contém 80% de níquel / 20% de cromo. Pode ser usado em modo Power, não recomendado para o modo TC.
II - Ni90 – Contém 90% de níquel / 10% de cromo. Pode ser usado em modo Power, não recomendado para o modo TC.
Há pessoas que tem alergia a esse material, fique atento!
Coil Mesh
Coil mesh é uma bobina feita de malha, normalmente é utilizado o fio kanthal ou SS (aço inoxidável) na sua construção.
Essa malha é uma tira de metal que possui buraquinhos, furinhos com espaçamentos, e isso é feito especialmente para ter uma superfície maior de contato com o algodão (o aquecimento acontece de forma mais uniforme), para assim proporcionar uma maior produção de nuvens de vapor e mais sabor do que a coil regular, porém é utilizado muito mais juice.
Exemplo: NexMESH Extreme (A1 0.16 ohms) – É a tela de arame tecido refinado derivado da malha de arame original. Seu segredo reside no uso preciso dos fios. A produção de sabor pode variar drasticamente com pequenas diferenças nos padrões de malha, incluindo a tecelagem, a crimpagem, o espaçamento e o fio.
Coil Regular
A Coil Regular nada mais é do que um fio enrolado em formato de espiral com o algodão no meio.
Exemplo: Mania Vaper Coils – Alien – 0.37ohms - As coils micro fused Clapton artesanais são elaboradas com fio de N80 de alta qualidade e higienizadas em cuba sônica, sem contato manual para evitar contaminação.
Coil Head
Coil Head são bobinas pré-fabricadas que não permitem a personalização ou customização, é uma coil que basicamente é pronta, e você só encaixa em seu atomizador.
Exemplo: Vaporesso – Coil GT6 0.2ohm – GT CORES - Bobinas de reposição da Vaporesso para reposição do tanque NRG e NRG SE. (Revenger, Revenger X).
Simples
Micro ou Nano
Twisted ou Trançada
Paralela
Clapton
Hibrida
Fused Clapton – Essa técnica é feita por dois fios centrais, ao invés de 1 só no meio, aumentando ainda mais a área de contato da coil, muito utilizado por vapers experientes.
Alien Clapton - É a técnica da Clapton comum, mas você desfaz o fio esticando parcialmente, pois depois de fazer isso o fio fica meio ondulado, como mostra a imagem.
Staple Coil - Ou bobina grampeada, pois lembra o formato de um grampo de grampeador, e ela utiliza 3 fios internos, sendo assim uma Clapton mais elaborada.
Staple Staggered Coil - Um par de coil Claptons enroladas em um fio, intercalando cada volta em cada um dos fios.
Framed Staple Coil - Essa é uma mistura de técnicas, a staple e a fused Clapton, uma obra de arte.
Tiger Coil - Essa coil consiste em uma bobina de um fio redondo e um outro fio estilo ribbon wire, a torção desses fios leva a uma coil com mais ranhuras do que a twisted comum. (Como você vê, parece um arame.)
Hive Coil - Feita com dois fios trançados, e depois os 2 são torcidos juntos, aumentando a área de contato da superfície, entregando máximo sabor! Ela parece ser difícil mas é uma das mais fáceis de fazer, pois não é necessário usar parafusadeira para realizar a técnica.
Ribbon Wire Coil - É mais um fio achatado do que uma técnica, ribbon traduzido é fita, e pode ser usado com um outro fio normal em qualquer tipo de build.
Isso depende muito, vai desde a frequência da qual você utiliza seu aparelho, do juice que você usa, a potência e a tensão, o material da coil, e claro, do cuidado que você tem.
Se você usa seu aparelho diariamente e sua coil está estragando em poucos dias você tem que observar qual juice você está usando, se ele é mais doce ou se tem tabaco na receita, normalmente eles “ caramelizam” a coil, e o mais importante, se você está utilizando coil de material adequado para o seu mod.
Ah, o VG muito alto tem uma absorção mais rápida do líquido quando você vapora, ou seja, queima mais rápido também.
Se você não usa com frequência, ou até mesmo raramente, e sua coil está estragando rápido, você tem que tomar alguns cuidados a mais do que se utilizado com mais frequência. Observe se você não está deixando sua coil com juice parado durante muito tempo, a nicotina é uma substância da qual oxida com facilidade, então se você vapora pouco o recomendado é limpar seu atomizador, ou pod, e não deixe o juice parado por vários dias, (às vezes não precisa nem de dias, a exposição ao sol, luz UV, já faz com que ocorra a oxidação da nicotina) não faz bem para sua saúde fazer uso de juice oxidado, além do mais ele oxida a coil também.
Você pode trocar suas coils sempre que perceber certa oxidação, uma coloração mais escura, ou sentir um gosto “ruim”, aquele gostinho que você para e fala “hmmmm, esse gosto aqui não pertence ao juice que estou usando”, ou uma diminuição na produção de vapor, que é indício de algodão queimado. O algodão você pode trocar sempre que necessário, pois esse quando está queimado já não produz tanto sabor e nem vapor.
Vale ressaltar que pode não ser nada disso, viu?! O seu dispositivo pode estar com algum tipo de vazamento, a bobina pode estar com algum defeito, e isso implica numa boa experiência vaping.
Não fique enrolando para trocar suas coils, o vape é utilizado como forma de redução de danos, mantenha sua saúde em dia!
Clique aqui para mais informações sobre vape em nosso blog.
Consulte nosso site para dispositivos sem nicotina ou com baixo teor. Clique aqui.
A Oficina Vapor trabalha com as melhores marcas do mundo vaping, somente produtos originais com qualidade comprovada!! Clique aqui e confira.
Curtiu o nosso artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão de tema?
Deixe seu comentário aqui!
Nos siga no Instagram: @ofvrbr (clique aqui)